O Bode Sorridente
Regras

Regras

"Então você quer se tornar um aventureiro em Lunnaria? Muito bem, desbravar cada canto do mundo é uma nobre profissão que requer as mais corajosas almas. Fama? Riqueza? Poder? Não importam os seus motivos, este pequeno manual contém todas as informações necessárias para que você possa dar os seus primeiros passos neste imenso mundo em que vivemos. Então, vamos ao que interessa!"
Perfil Prof. Theobald
Prof. Theobald Sophie Cervantes
Arqueólogo-chefe e cartógrafo da Universidade de Silverglade

Uma das etapas inciais do preparo de qualquer mesa de Dungeons & Dragons é estabelecer quais as regras serão usadas, sejam elas opcionais ou não, e as house rules.

No caso de nossa mesa temos regras que foram estabelecidas por mim (DM) e outras que foram decididas em conjunto com o grupo.

Vejam a seguir:

Regras

Todos os jogadores vão começar no nível 3, com classe e subclasse definidos.

É permitido e é desejável que a multiclasse seja explicada pela história do personagem.

Vamos utilizar o sistema de milestone e todos os personagens subirão de nível juntos.

Poderão ser feitos em momentos determinados pelo DM.

O sistema opcional de feats será utilizado, sendo permitido qualquer feat que pertença a material oficial da Wizards of the Coast.

A regra de flanqueamento não será utilizada.

Não vamos utilizar a regra de excesso de peso, mas com bom senso. Essa regra pode ser aplicada em casos especiais pré-determinados.

As munições serão contadas para armas secundárias e munições especiais.

É assumido que cada personagem tem o suficiente para se manter vivo. Pode ser exigida em situações especiais.

Monstros e inimigos derrotados poderão ter itens de valor, sejam peças de ouro ou partes que podem ser vendidas.

Personagens mortos poderão ser ressuscitados. Há um alto custo para ressurreição e quanto mais o personagem morrer mais difícil será para trazê-lo de volta à vida.

É proibido qualquer tipo de preconceito, fictício ou não; violência sexual ou qualquer atitude que deixe outro jogador desconfortável.

House Rules

  • Durante o long rest as magias poderão ser trocadas e todos os pontos e dados de vida são completamente recuperados.

  • Componentes e focos de magia não serão controlados, com algumas exceções (magias muito fortes que exigem um componente material valioso e/ou raro). Alguns casos de exceção (ex. perda total de todos os itens) podem acarretar na impossibilidade de lançar magias.

  • Soltar um escudo é considerado uma ação bônus. Colocá-lo de volta é uma ação completa.

  • Pergaminhos mágicos poderão ser usados por classes não-mágicas. Para isso, é preciso ter sucesso em um teste de INT com DC 10 + nível da magia do pergaminho. Em caso de falha, o pergaminho é consumido. Em caso de sucesso, o personagem não precisará fazer um novo teste caso utilize um pergaminho da mesma magia e do mesmo nível.

Criação de Personagens

Para criar os personagens, é permitido utilizar qualquer raça, classe e background de todos os livros lançados pela Wizards, incluindo Explorer’s Guide to Wildemount, mas com exceção dos livros ligados a Magic: The Gathering.

Algumas raças só serão permitidas sob consulta.

Pontos de Vida: na criação do personagem será utilizado o valor máximo dos dados do personagem + bônus de CON. Ao ganhar level, os dados deverão ser rolados. Se o valor for abaixo da metade do dado (ex. rolar 3 em 1d8) o jogador tem a opção de rodar novamente o dado mais uma vez, mas ele deverá aceitar este resultado. O bônus de CON também será adicionado ao resultado.

Regras Alternativas: as regras alternativas que constam no Tasha’s Cauldron of Everything poderão ser utilizadas, incluindo os feats de classe.