Uma das etapas inciais do preparo de qualquer mesa de Dungeons & Dragons é estabelecer quais as regras serão usadas, sejam elas opcionais ou não, e as house rules.
No caso de nossa mesa temos regras que foram estabelecidas por mim (DM) e outras que foram decididas em conjunto com o grupo.
Vejam a seguir:
Regras
Todos os jogadores vão começar no nível 3, com classe e subclasse definidos.
É permitido e é desejável que a multiclasse seja explicada pela história do personagem.
Vamos utilizar o sistema de milestone e todos os personagens subirão de nível juntos.
Poderão ser feitos em momentos determinados pelo DM.
O sistema opcional de feats será utilizado, sendo permitido qualquer feat que pertença a material oficial da Wizards of the Coast.
A regra de flanqueamento não será utilizada.
Não vamos utilizar a regra de excesso de peso, mas com bom senso. Essa regra pode ser aplicada em casos especiais pré-determinados.
As munições serão contadas para armas secundárias e munições especiais.
É assumido que cada personagem tem o suficiente para se manter vivo. Pode ser exigida em situações especiais.
Monstros e inimigos derrotados poderão ter itens de valor, sejam peças de ouro ou partes que podem ser vendidas.
Personagens mortos poderão ser ressuscitados. Há um alto custo para ressurreição e quanto mais o personagem morrer mais difícil será para trazê-lo de volta à vida.
É proibido qualquer tipo de preconceito, fictício ou não; violência sexual ou qualquer atitude que deixe outro jogador desconfortável.
House Rules
- Durante o long rest as magias poderão ser trocadas e todos os pontos e dados de vida são completamente recuperados.
- Componentes e focos de magia não serão controlados, com algumas exceções (magias muito fortes que exigem um componente material valioso e/ou raro). Alguns casos de exceção (ex. perda total de todos os itens) podem acarretar na impossibilidade de lançar magias.
- Soltar um escudo é considerado uma ação bônus. Colocá-lo de volta é uma ação completa.
- Pergaminhos mágicos poderão ser usados por classes não-mágicas. Para isso, é preciso ter sucesso em um teste de INT com DC 10 + nível da magia do pergaminho. Em caso de falha, o pergaminho é consumido. Em caso de sucesso, o personagem não precisará fazer um novo teste caso utilize um pergaminho da mesma magia e do mesmo nível.
Criação de Personagens
Para criar os personagens, é permitido utilizar qualquer raça, classe e background de todos os livros lançados pela Wizards, incluindo Explorer’s Guide to Wildemount, mas com exceção dos livros ligados a Magic: The Gathering.
Algumas raças só serão permitidas sob consulta.
Pontos de Vida: na criação do personagem será utilizado o valor máximo dos dados do personagem + bônus de CON. Ao ganhar level, os dados deverão ser rolados. Se o valor for abaixo da metade do dado (ex. rolar 3 em 1d8) o jogador tem a opção de rodar novamente o dado mais uma vez, mas ele deverá aceitar este resultado. O bônus de CON também será adicionado ao resultado.
Regras Alternativas: as regras alternativas que constam no Tasha’s Cauldron of Everything poderão ser utilizadas, incluindo os feats de classe.